O MELHOR DO MUNDO POSSÍVEL

A volte sorridi, a volte è più dura...

domingo, abril 08, 2007

300

Confesso que sou um leigo em matéria de BD. Consumo apenas os "míticos" Lucky Luke e Asterix, com uma "perninha" de Corto Maltese e pouco mais.
Frank Miller (para muitos o melhor autor de BD) era um total desconhecido para mim até que surgiu o "Sin City" e este "300".
Não tive hipótese de ir ver o "Sin City", mas este "300" desde que surgiu nas salas de cinema que me despertou vontade de ir assistir. Aconteceu ontem, e rapidamente ultrapassei o cepticismo que me assombrava dado nunca ter visto uma obra de BD transposta para o cinema.

O filme é um épico. Não é um “Gladiator” mas ultrapassa um “Troy”. Baseia-se na história da batalha de Thermopylae e na resistência de 300 guerreiros de Esparta comandados pelo rei Leonidas (Gerard Butler) contra a invasão do rei persa Xerxes (o brasileiro Rodrigo Santoro). Em linhas simples o filme não passa de uma batalha, mas transmite curiosidades históricas como a comparação da sociedade de Esparta com o resto da Grécia e a grandiosidade do império Persa da antiguidade.

A qualidade de imagem é brutal e a capacidade do realizador de reproduzir pequenos promenores (ao que consta, à imagem de Miller) é simplesmente genial.

“This is Sparta !!!” – vale a pena uma ida ao cinema.