O MELHOR DO MUNDO POSSÍVEL

A volte sorridi, a volte è più dura...

terça-feira, março 27, 2007

Vai mas é dar sangue

Em primeiro lugar quero agradecer a minha súbita veia inspiradora que me tem permitido postar quase diariamente (ok, escrevi 2 posts em 2 dias, mas hoje tinha 3 posts em mente !!!).

Em segundo lugar queria escrever acerca de algo que cientificamente sou um completo leigo (espero que o Manel Neves leia este post e deixe aí o seu parecer médico) mas que em termos sociais me parece altamente, eu repito (fazer voz de João Malheiro), me parece altamente ridículo.

Vamos pelo início. Conversa de café no escritório. A Beta lê no jornal uma notícia acerca de descriminação de homossexuais dadores de sangue, apesar de uma recente alteração da lei (que anteriormente o proibia). Até ai tudo normal (bem, é anormal, mas dado o país em quem estamos aceito). A seguir a Cátia (outra colega minha) lembrou-se de partilhar as questões que lhe fizeram numa recente recolha de sangue na nossa empresa. Passo a citar (ou quase…):

- Faz sexo protegida? (Pergunta perfeitamente normal e aceitável)
- Quantos parceiros sexuais tem?
- Que tipo de sexo já teve? Normal? (há sexo anormal ou anormais que não têm sexo??!)
- Já teve sexo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo? (definam-me mesmo tempo, pode ser com duas pessoas diferentes com um intervalo de 15 minutos com um banho tomado? Ou sem banho?)
- Já teve sexo com pessoas do mesmo sexo?

Adiante… Fiquei triste com 2 questões que faltaram:

- Já teve sexo com animais?
- Acha que o Valentim Loureiro é inocente?

Depois da Cátia ter respondido a todas as perguntas (com grande embaraço) acabou por “chumbar” na dádiva de sangue por…ter trabalhado em Angola (se os angolanos sabem disto proíbem aos “tugas” de serem dadores em Angola).

Simplesmente achei incrível tamanha invasão de privacidade. Especialmente porque acredito que as perguntas são meramente indicativas e que o sangue recolhido é posteriormente examinado.

Mais colegas dadoras de sangue confirmaram as perguntas e ilibaram a pobre da Cátia de um possível assédio sexual (normal ou não) do colector de sangue (Tarantino,decora este nome: O Colector de Sangue).


Última prova. Uma visita ao site do IPO do Porto (http://www.ipoporto.min-saude.pt/colaboreconnosco/dadores/) em que podemos ver a pérola:

“Não dê sangue se:

· Teve contactos sexuais a troco de dinheiro, drogas ou outra forma de pagamento”

Definam-me outras formas de pagamento… Dinheiro? Carinho? Mimos? Roupa? Cinema? Jantares? Poder? Promoção no trabalho? Tu és a Mónica Belushi (ok Jorge, pode ser a Salma Hayek) e eu dou-te o Euromilhões para te saltar em cima?

Basicamente podes ir para a cama com uma “grande maluca(o)” mas se não for “profissional” tás na boa. A não ser que tenha sido em Angola…

Acreditem que a partir desta conversa de café comecei a ter realmente dúvidas acerca do nosso Sistema de Saúde… É que antes não as tinha…

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu sou (fui) dador de sangue e não estou preocupado com as perguntas. A preocupação vem como receptor. Imaginem que eu sou um tipo tímido e com dificuldades com as miúdas, além de anémico. Se o sangue tiver uma porçãozinha de alguém que teve sexo com três doidas cheias de doce de morango, melhor. Aliás, entre o sangue de um contabilista qualquer todo muito "carne biológica e exercício físico" e o de uma ventriloqua que pede mais força ao homem da proa e mais pontaria ao da popa, o segundo até devia ser pago. Mas isto sou eu...
Abraço,
Guifes

11:21  

Enviar um comentário

<< Home