O MELHOR DO MUNDO POSSÍVEL

A volte sorridi, a volte è più dura...

terça-feira, janeiro 31, 2006

Factos

Existem pessoas que dizem que o segredo de terem uma excelente memória é associarem o motivo do qual se querem lembrar a um facto que é sempre recordado (ou de mais fácil recordação) e daí conseguirem sempre lembrarem-se do que querem.

Infelizmente, e tirando um ou outro caso (lembro-me que tenho dois amigos que fazem anos na data do atentado das torres gémeas em Nova York ou de uma amiga que faz anos a 31 de Dezembro, por ex.) raramente o consigo fazer. No entanto há outra característica que tenho e essa consigo aplicar com facilidade. Associo músicas, sons, cheiros ou acontecimentos a pessoas. Isto é: uma música lembra-me um amigo meu, uma música lembra-me um aniversário, um acontecimento. Um filme lembra-me um amor, uma situação específica na escola, no emprego ou em família. A minha vida acaba sempre por ser pincelada por esse tipo de acontecimentos que associo sempre a factos da mesma. Acaba talvez por ser uma forma poética de recordar algumas situações. Isso é bom mas também tem o seu reverso, especialmente quando ouvimos (por ex.) um som que nos recorda uma situação passada que nos deprime… Mas como o inverso (a alegria de recordar algo bom) é sempre muito mais forte gosto desta forma de estar.

Querem um exemplo ? Domingo dia 29 de Janeiro nevou em quase todo o Portugal. Eu nunca mais vou esquecer esse domingo…

3 Comments:

Blogger GR1904 said...

No meu caso, as recordações, sejam boas ou más, trazem sempre nostalgia e saudade. Prefiro lembrar-me do que está para vir.

Eu devo ser de outro planeta :-)

14:18  
Blogger Pulga said...

Gosto dessa filosofia G. ;)

15:43  
Blogger Jojojoli said...

Ah Manganão,,,

16:17  

Enviar um comentário

<< Home