O MELHOR DO MUNDO POSSÍVEL

A volte sorridi, a volte è più dura...

terça-feira, janeiro 24, 2006

Munich

Vem ai o novo filme do Spielberg: Munich.

Confesso que estou entusiasmado para o ver. As minhas últimas experiências com o realizador mais famoso dos EUA foram decepcionantes. O "Saving Private Ryan" foi o último bom filme que (para mim... egoistamente como aliás tudo neste blog) ele fez. E mesmo assim... O "Catch me if you can" é divertido mas não é um grande filme. Do "Guerra dos Mundos" e do "Minority Report" já nem vou falar. O Spielberg insiste com o Tom Cruise, personalidade que apesar de eu ver ou ter visto quase todos os filmes não considero um grande actor. O "Nascido a 4 de Julho" (do Oliver Stone) talvez seja o seu melhor filme, e há quantos anos foi?

Voltando ao Spielberg sabem porquê a minha grande expectativa? Porque o grande filme que para mim ele fez é acerca de um período / episódio histórico: "A Lista de Schindler". Esse é um grande filme (o Amistad também me parece muito bom). Grande elenco, interpretações, delicioso o pormenor da cor etc etc. Será pelas raízes judaicas de Spielberg? Se assim for "Munich" vai mesmo ser um grande filme. O rapto e assassinato dos atletas israelitas nos Jogos Olímpicos, a posterior vingança da Mossad e toda a intriga internacional (e o envolvente natural do conflito humano mais histórico que há memória) são ingredientes que podem conduzir a uma boa película. Até porque não entra o Tom Cruise.

Ok. O Spielberg não é assim tão mau. Quem é da minha geração cresceu com o Indiana Jones, com medo de Tubarões, com a alegria de um E.T. (alguém que apague os Men In Black por favor...), com as aventuras dos Goonies e com os Gremlins. Serão bons filmes? Não creio. Mas foram horas bem passadas...

Por favor Steven, dá-nos uma "Lista de Schindler"...

1 Comments:

Blogger GR1904 said...

"Dá-nos..."

Essa última frase fez-me lembrar uma histórica noite passada na Luz que dificilmente irei esquecer.

01:14  

Enviar um comentário

<< Home