O MELHOR DO MUNDO POSSÍVEL

A volte sorridi, a volte è più dura...

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Influências

O ser humano é um ser influenciável. Menos ou mais é-o sempre. Só não o é se for um eremita. E alguém conhece pessoalmente um?

O principal factor de influência hoje em dia é a comunicação social. Todos os dias filtram-nos à sua imagem toda a informação que nos entra pelo cérebro dentro (e muitas vezes sem pedir licença) e pode, numa fracção de segundo, alterar a nossa opinião. Há poucos dias numa conversa lembrei-me do conflito israelo-árabe. Fui claramente influenciado pelos media nesta questão. Quando era miúdo toda a "propaganda" fazia dos árabes seres malévolos que colocavam bombas em Israel e um pouco por todo o mundo. Os israelitas eram umas vítimas e limitavam-se a sofrer com os malvados árabes. Afinal não. Anos passaram e os "media" também nos mostram o outro lado da moeda e chegamos à velha conclusão (pelo menos eu chego) que nem uns nem outros têm razão num conflito onde a intolerância e o "olho por olho, dente por dente" são quem mais ordena.

Mas voltemos ao nosso espaço, já que os árabes tão lá bem longe. Além da comunicação social quem mais nos influência? Aquela voz que nos alerta ou tenta opinar por nós. "Vê lá, não faças isso" "Devia lá ir" "Devias dizer-lhe". São conselhos? De acordo. São influências? Claro. Ninguém fica indiferente à opinião de uma pessoa ou (especialmente) de um grupo. É como a publicidade. O sumo de laranja pode ser a tua bebida favorita, mas todos os dias bombardeiam-te com a Coca-cola. Dificilmente deixas de provar... Resta ver se a publicidade (ou a influência de opinião) é sincera ou enganosa. É desinteressada ou interesseira.

Eu pelo menos assim o tento fazer...