O MELHOR DO MUNDO POSSÍVEL

A volte sorridi, a volte è più dura...

segunda-feira, junho 25, 2007

Goldfinger

“Enganamo-nos. Veja-se a ironia de vivermos num país que dá a um aeroporto o nome de um político morto num desastre de avião. Não nos levamos a sério e, se a Ota se construir, será por inércia e teimosia e não porque acreditemos nela. Perdemos a fé.”

Clara Ferreira Alves in Expresso

Tenho andado a evitar escrever sobre este assunto, já que confio que a minha sabedoria relativamente a infra-estruturas aeroportuárias e tráfego aéreo é pouco mais que nula. A minha única mais valia é que viajo frequentemente de avião e conheço alguns aeroportos por essa Europa fora e também conheço o político português e o empresário nacional que vive de grandes obras estatais.
Fui provocado por um artigo no Expresso desta semana relativamente a um empresário da zona da Azambuja que vive da especulação de terrenos e orgulhosamente passeia-se por Portugal no seu moderno helicóptero que “apenas o Pereira Coutinho tem um igual”. Claro que já tem terrenos na OTA que comprou com base no PDM (como todos os seus negócios) e é obvio que vai lucrar muito com o aeroporto, sendo o seu único receio o TGV. Adiante…
O Aeroporto da Ota vai mesmo avançar, a não ser que exista uma hecatombe política em Lisboa (i.e. o PS não vencer) e que os 6 meses que os Socialistas pediram para reflectir (i.e. ganhar tempo para as eleições em Lisboa e depois deitarem os estudos dos empresários e as pressões da oposição no lixo) tenham de se traduzir numa fuga para a frente de forma a tentar reconquistar a opinião pública. A outra possibilidade é a forte dependência dos partidos de governo (PS e PSD) dos investimentos dos privados, ou seja, a pressão desses privados pode fazer com que exista uma mudança de planos. O que eu duvido mas em política vale tudo.

Temos então em cima da mesa 3 opções: Ota, Margem Sul e Portela + 1.

Qual vai ser escolhido? Aposto na Ota.

Qual escolheria? Portela + 1.

Porquê? Pelos exemplos que verifico por essa Europa fora. O melhor talvez seja para mim Roma. A capital italiana é servida por 2 aeroportos. Ciampino e Fiumicino. O principal é Fiumicino. Um pouco mais longe que a Portela do centro da cidade (também mais perto que a Portela só se fosse no Circo Massimo) e com um tráfego aéreo que duvido que a Portela tenha tanto. Depois temos Ciampino. E aqui vai a minha comparação directa. Ciampino é uma Base Aérea militar que serve também para as companhias Low Cost (só a titulo de exemplo, a Ryan Air tem 4 voos diários de Roma para Londres) em grande expansão. Ciampino não é mais nem menos que Sintra, Montijo ou Alverca. E serve perfeitamente para uma cidade que recebe mais voos que Lisboa. Aposto com quem quiser…

Qual é o principal problema da Portela + 1 ? Não vai servir os interesses dos grandes construtores que vivem das bolsas das grandes obras desde os anos 90. Expo 98, Ponte Vasco da Gama, Euro 2004, Ota, nova travessia do Tejo, TGV….

Fecham maternidades, os Hospitais públicos continuam com filas intermináveis mas vamos ter aeroportos e comboios novinhos em folha… O importante é continuar a passear de helicóptero enquanto um pouco mais a norte, na Irlanda, nem uma auto-estrada existe. Acham que os irlandeses se importam com isso?