O MELHOR DO MUNDO POSSÍVEL

A volte sorridi, a volte è più dura...

segunda-feira, novembro 20, 2006

Um Sábado qualquer

Há situações próximas que me fazem mudar por vezes a maneira como vejo a vida e dou importância às coisas que realmente o são.

Este sábado tive uma dessas situações.

Conheci o Nelson na “curva” há uns anos atrás. Era mais um dos “miúdos” que por lá aparecem. Mas este tinha qualquer coisa de especial. Percebi o que era. Vivia num mundo inocente fruto da idade (hoje está com 21) que tem e da maneira como olha a “curva”. Sem vícios.

Conheci-o através do Daniel. “São uns miúdos que são de uma aldeia do Norte e têm grande vontade de vir para aqui.”. Assim entendi a mensagem e assim fui tentando dar lhes a atenção que mereciam.

De repente deixei de ver o Nelson. Mas como também deixei de ver muita gente, achei normal.

Há uns meses em conversa no MSN o Nelson disse-me que a vida dele agora estava complicada e que passava muito tempo em fisioterapia e por isso não voltava à “curva”.

Acidente perguntei? Não. Uma doença que faz os músculos ficar mais fracos. Disferlinopatia. Uma doença neuromuscular progressiva.

Entrei em “alerta” mas esperei mais algumas novidades.

Mais umas conversas e o Nelson disse-me que viria a Almada este sábado para um encontro de doentes com o mesmo problema dele. Não iria faltar por nada deste mundo. Consegui (e agradeço ao “pessoal”) algumas prendas da “Curva” para ele e lá fui ter com o rapaz.

Recebeu-me com aquele sorriso do tamanho do mundo. Coxeia um pouco mas vejo ali esperança. Vejo ali vontade e querer para vencer. Trocamos uns dedos de conversa no bar da Pousada da Juventude de Almada (que vista brutal sobre Lisboa !!!!) e senti-me bem por ver o Nelson feliz por estar com ele.

Vi vários miúdos em cadeira de rodas mas com vida. Com mais vida que muitas das pessoas com quem lido todos os dias. Provavelmente alguns com mais vida que eu. Tudo na vida muda de um momento para o outro. O segredo talvez seja saber-nos adaptar e nunca perder o sorriso.

Um abraço.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olha emocionoume...principalmente isto.
eu sabia que quem escreveu tem o maior espirito ultra que eu secalhar ja vi e verei,como tal ja tava a espera que ele fizesse isso...mas mesmo assim emocionoume muito.
Não e qualquer pessoa que faria o que ele fez,demonstrou uma profunda amizade.Retirem tambem daqui o que é um espirito ultra,e tudo o que se conhece de bom.Porque ele e exemplo para touda a gente.Para o meu amigao Ricardo um grande abraço...um ULTRA ABRAÇO.
Jamais esquecerei isto e tudo o que fizeste por mi...
espero poder como ULTRA da mais bela curva do pais e do mundo, e como amigo poder tambem um dia ajudar...
Quero k todos continuem a contar comigo...como eu conto com todos...
Mais um GRADE ULTRA ABRAÇO para ti RICARDO

14:25  
Anonymous Anónimo said...

Todos voces k estiveram a ler vao pensar: e coitado do nelson,deve ser dificil, agora não poder fazer tudo ok tanto gosta, ( posso dizer que o que mais me da prazer é tar na minha curva, os DV, e poder cantar com alma e apoiar o glorioso).
Querem saber agora o que eu penso?
Se não querem eu digo na mesma, se eu k tenho estes problemas tou na curva com vontade e alma e canto e apoio, porque gente que tem mais saude que eu n o faz?E mais profundamente vejo k a força n ta so nos musculos, ta tambem na mente, na forca de vontade, no inconformismo...eu penso sempre quando tou na curva, eh pah acho que consigo muito melhor vou puxar mais pla voz e pelas palmas.tamos perder osso assobios e digo para mi: mas k se passa n sao deste clube, ou mudaram agora?e entao ai sim se mostra o amor pelo clube, e é cantando e apoiando, incentivar os jogadores, mostrarlhes k sao capazes.Porque sei que quando tamos a ganhar toda gente é de aguia ao peito, e tudo o resto.Mas agora reflictam e decidam quem tem o verdadeiro espirito ultra?acho k a reflecxão e unanime...
Mas n pensem que deixaram de ver este nelson na curva, porque inda estou para as curvas...lol.e sempre que entrar naquele enorme estadio, do maior (clube do mundo), dirigirme para a nossa curva e dar o meu melhor e sempre pensar k sou capaz de mais...
Pensem bem em tudo isto... ABRAÇO

15:00  
Blogger Pulga said...

Realmente são estes pequenos pormenores que nos fazem ter mais vontade de estar ali.

Conheci o Nélson no sábado e o seu sorriso transmite a força que tem. O seu problema não o deixa de viver a vida, apenas a dificulta um pouco.
Tem um espiríto e uma força que nos faz pensar e muito.

Que todos tivessem a tua mentalidade e força animica. Força aí puto, tu é que a sabes ;)

16:47  
Blogger Pulga said...

Conheci o Nélson no sábado e realmente é impressionante. A força do seu sorriso faz-nos pensar duas vezes no modo como encaramos a vida.

Apesar do problema que tem tal não o impede de viver a vida e fazer aquilo que mais gosta.
Tomara que todos tivessem o espirito e a força dele.
É por pormenores como o Nélson que as curvas têm outro encanto e a nossa presença ali não é apenas pelo clube.

Força aí puto, tu é que a sabes ;)

16:58  
Blogger Alcoólicos said...

Tudo vale a pena quando a alma é benfiquista :) Temos de acreditar sempre e, se calhar, há problemas que só nos fazem abrir os olhos para as coisas belas da vida. Belo post, melhores comentários do Nelson!
By RuRu

18:26  
Blogger Alcoólicos said...

Tudo vale a pena quando a alma é benfiquista :) Temos de acreditar sempre e, se calhar, há problemas que só nos fazem abrir os olhos para as coisas belas da vida. Belo post, melhores comentários do Nelson!
By RuRu

18:27  

Enviar um comentário

<< Home